segunda-feira, 9 de junho de 2008

Por que Estudar a Geografia

ESTUDAR GEOGRAFIA é a forma de compreendermos o mundo em que vivemos. Por meio desse estudo, podemos entender melhor tanto o local em que moramos - seja uma cidade, seja uma área rural - quanto o nosso país, assim como os demais países da superfície terrestre. O campo de preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana, onde os homens e as mulheres vivem e, ao mesmo tempo produzem modificações que o (re) constroem permanentemente. Indústria, cidades, agricultura, rios, solos; climas, populações: todos esses elementos - além de outros ­constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidade material onde a humanidade vive e do qual ela própria é parte integrante.
Tudo nesse espaço depende do ser humano e da natureza. Esta última é a fonte primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o cimento e todas as outras coisas que existem nada mais são que aspectos da natureza. Mas o ser humano reelabora esses elementos naturais ao fabricar os plásticos a partir do petróleo, ao represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar pântanos e edificar cidades, ao inventar velozes aviões para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico não é apenas o local de moradia da sociedade humana. mas principalmente uma realidade que é a cada momento (re) construída pela atividade do ser humano.
As modificações que a sociedade humana produz em seu espaço são hoje mais intensas que no passado. Tudo o que nos rodeia se transforma rapidamente. Com a interligação entre todas as partes do globo, com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, passa a existir um mundo cada vez mais unitário. Pode-se dizer que, em nosso planeta, há uma única sociedade humana, embora seja, uma sociedade plena de desigualdades e diversidades. Os "mundos" ou sociedades isoladas, que viviam sem manter relações como restante da humanidade, cederam lugar ao espaço global da sociedade moderna.
Na atualidade, não existe nenhum país que não dependa dos demais, seja para o suprimento de parte das suas necessidades materiais, seja, pela internacionalização da tecnologia, da arte, dos valores, da cultura afinal. Uma guerra civil, forte geadas com perdas agrícolas, a construção de um novo tipo de computador, a descoberta de enormes jazidas petrolíferas, enfim, um acontecimento importante que ocorra numa parte qualquer da superfície terrestre provoca repercussões em todo o conjunto do globo. Muito do que acontece em áreas distantes acaba nos afetando de uma forma ou de outra, mesmo que não tenhamos consciência disso. Não vivemos mais em aldeias relativamente independentes, como nossos antepassados longínquos, mas num mundo interdependente e no qual as transformações se sucedem numa velocidade acelerada.
Para nos posicionarmos inteligentemente em relação a este mundo temos de conhecê-lo bem. Para nele vivemos de forma consciente e crítica, devemos estudar os seus fundamento, desvendar os seus mecanismos. Ser cidadão pleno em nossa época significa antes de tudo estar integrado criticamente na sociedade participando ativamente de suas transformações. Para isso, devemos refletir sobre o nosso mundo, compreendendo-o do âmbito local até os âmbitos nacional e planetário. E A GEOGRAFIA É UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL PARA EMPREENDERMOS ESSA REFLEXÃO, REFLEXÃO QUE DEVE SER A BASE DE NOSSA ATUAÇÃO NO MUNDO. (VESENTINI, J. Willian. Sociedade e Espaço. Atica. 2000. 3ed. 343p.)

43 comentários:

neida disse...

Professor Clodoaldo,
Seu texto é muito interessante , pois nos faz refletir a necessidade de conhecermos a geografia para termos noções de mundo.

Cibele disse...

Por que estudar geografia? Belíssima reflexão professor. A construção de um blog nos permite compartilharmos nossas pesquisas, reflexões.
Abraços
NTE Blumenau / Marisa

Cibele disse...

Professor, gostei Muito do teu texto principalmente por esta matéria nao ser o meu ponto forte. Mas confesso que sinto falta desse conhecimento. Sugiro que poste os outros textos e atividades também

leuzina disse...

Gostei muito de seu comentario, sobre o tema,é uma área da geografia que gosto muito, e isso faz com que me interesse por tudo relacionado ao espaço geografico e aos problemas que causamos a ele devido novo consumo exagerado. Pena q tão poucos se interessem por esses assuntos e se una pra modificar os habitos humanos. Mas valeu.

isidoro disse...

A geografia e uma disciplina muito importante para a humanidade, por que ela descreve e explica os fenômenos que acontecem na natureza e com a sociedade devido as ações do próprio homem e os efeitos naturais.

Anônimo disse...

eu axo que geografia e muito xato mas com o prof clodoaldo e otimooooooo

dedê disse...

profesor clodoaldo seu texto me ajudou muito em meus deves da escola,asrespostasq eu queria estavam tudo aì BRIGADA pela ajuda tchau
ha faça um novo texto ta boa sorte em tudo xau xau

dedê disse...

thata eu gostei de seu texto ta xau

Dyll disse...

Edleusa (Dyll) disse: Geografia não é meu forte. Mas apartir do momento que li este texto, fiquei encantada e maravilhada c/ o conteúdo dele. E passei a me interessar mas pelos assuntos dados na matéria. Realmente precisamos conhecer melhor o mundo em que vivemos. Parabéns professor Clodoaldo. Itabuna- Ba 03 de março de 2010 08:57

carla disse...

esse texto e muito importante pra todos nos, pq a GEOGRAFIA na nossa vida e muito interessante pq aprendemos sobre muitas coissas ASS= Carla de souza correa

Gilvaneth disse...

Professor Clodoaldo, seu texto é muito interessante, pois é um tema muito pertinente nos dias atuais, induz ao leitor fazer uma reflexão sobre o mundo a sua volta e percerber como as transformações ocorrente no mesmo interferem em sua vida cotidiana.É por isso que a geografia é o máximo.

CuIdAnDo Do PlAnEtA disse...

professor eu gostei muito do seu texto. Muito interessante mesmo, valeu!

CuIdAnDo Do PlAnEtA disse...

professor gostei muito do seu texto, Realmente muito interessante, valeu!

fabiana disse...

Óla,professor Clodoaldo se poder me enviar um resumo dos temas a seguir eu lhe agradeço,preciso estudar para o provão.Teorias sobre o universo.A geografia da terra.Identificando as formas de relevo. Fatores que modificam o relevo. Água fonte de vida.O oceano. A formação dos rios. São vários temas pra mim estudar se vc poder me ajudar pelo menos com esses.Eu te agradeço mesmo se vc não poder me ajudar.ok.....

Anônimo disse...

Bom dia! Prof Clodoaldo, gostaria de saber se é possivel usar esse texto como base para um trabalho de pesquisa. o objetivo é de saber qual é a leitura que os alunos do ensino fundamental e médio tem a respeito da geagrafia.

washington disse...

Desculpe, por te feito o comentario de forma anônima, vou tentar por o meu nome!

Anônimo disse...

Eu adorei ler este texto acho muito cientifico!Moito legal

verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helane disse...

Estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos e suas modificações.
Adorei esse site...

Anônimo disse...

prof: vc é besta que fik ensinado as pessoas

alan disse...

isso não tem nada a ver.Vc é muito tongooo...

nadia disse...

prof°Clodoaldo.gostei muito de seu texto e gostaria de poder receber mais assuntos sobre geografia.pois faço licenciatura em geografia e quero ampliar meus conhecimentos na area desta belissima disciplina que muitos não dão importancia mas que é a chave para refletirmos sobre o que queremos para o futuro da humanidade,meu email é:nadiasilva2009@hotmail.com.mande o que for importante ,estou no 2°semestre,pode mandar tambem dicas de livros.muito obrigada!

sady disse...

estava com muita dúvida por que devemos estudar geografia e quando li o seu texto ai sim refletir como é importante estudar geografia!!

Parabéns Clodoaldo!
Seu blog é ótimo!!

Jhonatan Carvalho disse...

professor eu so quero dissier por que se agente for um pais di ferente eu tnho que levet um mapa
nao sei por que po quer essas historia de geografia e uma bosta...!!! vcs sao xato uma porra.

jacksone disse...

eu gosto +ou- da geografia mas e bom saber parar um pouco pr pensar no nosso futuro valeu prof

mauricio disse...

e professor para quem n sabia o q era geografia uma reflexãoo dessa me ajuda a saber o que aconteçe em nossas vida em termos geograficos parabens!!

Anônimo disse...

aff texto sem paragrafo!!o que faz de uma pessoa saber geografia sem saber portugues por causa disso me confundi todinho no meu resumo Professor BURRO!!! P.S:essa não era para ser sua profissão!!

Anônimo disse...

Obrigado! Seu texto me ajudou muito no meu dever de casa!

Anônimo disse...

obrigada !! seu texto me ajudou muito na tarefa de geografia !!!

Anônimo disse...

obrigada. seu texto me ajudou muito no meu dever...

Anônimo disse...

seu texto me ajudou muito

Obrigada !

Anônimo disse...

Que LIXO! Nada áá ver! Escreve direito porra! Entendi nadinha!

Anônimo disse...

Acho que até professorinhas de 1ª série explica melhor!! Cuida disso professor!

Anônimo disse...

Se uma pessoa ler esse texto e não entender é porque ela é muito RETARDADA (isso é para os dois dementes dos ultimos comentários) mas de qualquer forma quero agradecer ao professor pelo texto que foi de grande ajuda.

Anônimo disse...

Ajudou no trabalho de casa,mais achei muito cansativo! Tinha que ser algo mais resumido para que as pessoas de menores idades possam entender melhor!

Heloo disse...

Não intendi muito ,e preciso dessa resposta :c

Anônimo disse...

Parabéns Professor Clodoaldo seu texto sobre por que estudar a geografia me ajudo bastante no meu trabalho de escola.

antoniel alves disse...

Geografia é umas das minhas materias preferidas;Porque fala sobre o noso brasil e ensina como nos a valorizar nosso brasil ou até mesmo a nossa cidade...

Lucas Laurindo disse...

Ótimo artigo Professor!
é nesse pensamento que começamos a compreender os conceitos da geografia, voltadas a educação de nosso País! não apenas em geografia, mais em qualquer disciplina, é complicado buscar o interesse do aluno! vai de nós saber como trabahar a diversidade cultural no ensino...

abraços;

Anônimo disse...

Muito bacana a maneira da explicacao professor

ellen disse...

texto otimo vai me ajudar em geografia

Anônimo disse...

Alguem sabe me dizer pq o mundo esta cada vez mais unitario ?

Anônimo disse...

Texto muito bom,parabéns,agora entendo porque devemos estudar geografia,conhecer melhor o mundo onde vivemos é importante.